O que pode o Sporting aprender com a vitória do Real



Zidane

Se a direcção tivesse deixado cair Zidane às primeira exibições, nunca teria levantado duas Ligas dos Campeões seguidas.

Zidane não é um génio da tática mas é um génio na gestão de activos. Não houve nenhum jogador que não percebesse que a ideia de que ele tinha para esta época era a fórmula para o sucesso.

Jesus é um génio da tática e começa a aprender a gerir activos. Tem um conjunto de qualidades que também permitem levar o Sporting ao título. Tenham os adeptos do Sporting a mesma paciência para ele que tiveram os do Real Madrid para com Zidane.

A importãncia dos laterais

É uma posição muito desvalorizada no futebol moderno mas, claramente de uma importância extrema. Um bom lateral tira trabalho a um central, apoia o extremo e ainda fecha o meio-campo caso seja necessário. A grande chave do sucesso actual do Real Madrid chama-se Marcelo. Quando contratarmos alguém, que se tenha isto em mente.


Ronaldo


Ainda há pessoas que insistem em não perceber que este extra-terrestre, de nome Cristiano Ronaldo, é um dos "produtos" de maior sucesso da formação do Sporting Clube de Portugal. Se tivesse sido formado no benfica, tinha uma estátua em cada rotunda e não haveria dúvida que era o melhor jogador do mundo.

A doença é tão grande que o Eusébio já morreu há três anos mas o Estado Lampiânico mantém-no vivo artificialmente através dos seus comentadores e dos órgãos de comunicação social com constantes conversas de bolas galvanizadas e do "na altura era mais difícil".

Difícil é ter o seu próprio povo a negar a sua inegável qualidade. A assobiá-lo sempre que veste a camisola das quinas. A chamar-lhe paneleiro e a dizer que comprou o filho.

Mas é assim este país de invejosos. Dizem que há aspectos onde o Ronaldo ainda não ultrapassou o Eusébio. Eu concordo! Não o ultrapassou na baixeza de morder a mão que o alimentou. Não o ultrapassou no consumo de álcool. Não o ultrapassou na falta de classe e na incapacidade de gerir a sua vida. Eusébio está morto. Ronaldo acabou de ganhar a Liga dos Campeões.

A formação e o investimento

O Real Madrid é um clube que se puder contratar, não irá deixar passar a oportunidade. Ter Ronaldo, Bale, Benzema e afins é um luxo que não está ao alcance de todos.
O Sporting é um clube que tem a formação no seu ADN mas também deve investir sempre que necessário nas posições em que a Academia não oferecer solução.
Outra coisa importante: Nenhum talento deve sair do Sporting sem ser campeão. Tem que ser esta a mentalidade incutida nos jogadores desde pequeninos. O jogo é para vencer!

Patinhos feios

Se Zidane tivesse cedido à pressão da bancada e dispensado Casemiro, provavelmente nunca teria vencido esta edição da Liga dos Campeões. Lembrem-se disto da próxima vez que começarem a assobiar o Rúben Semedo ou qualquer outro que enverga a camisola do Sporting. Os adeptos do Real Madrid nunca cederam perante o Barcelona. Nunca disseram "pois, o Messi é mehor que o Ronaldo". Nunca se mostraram fracos perante o rival.

Modric

Gauld. É dar uma hipótese.


Fábio Coentrão

- 2 Campeonatos do Mundo de Clubes
- 1 Supertaça Europeia
- 2 Ligas dos Campeões
- 3 Campeonatos
- 1 Supertaça
- 2 Taças da Liga
- 1 Taça

Se este tipo de jogador não serve para o Sporting. Que tipo de jogador serve?


Comentários

  1. TVV,

    Concordo contigo, menos na parte do Coentrão, diz-me em quantos jogos esteve o Coentrão nesses títulos todos?

    Por essa lógica, o Paulo Lopes, guarda redes do carnide é ótimo, é treta campeão e tudo.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo.

      E o problema nem é a qualidade do jogador. Mas as várias lesões dele. Não queremos outro Izmailov.

      Eliminar
  2. Essa do Coentrão é para rir certo? De facto até quando estava lesionado foi campeão...
    Quanto aos adeptos do Real Madrid serem exemplo, é outra piada. Devemos estar a esquecer as vezes que já assobiaram o Ronaldo.
    Em relação à hipótese que pedes para Gauld, então não defendes a permanência de JJ? Uma coisa não é compatível com a outra...
    Quanto a ter paciência com JJ... já vamos para a terceira época, ganha 7,8 M ano. Ainda quanto tempo mais precisamos de ser pacientes?
    Aproveitar a formação e investir nas posições carenciadas... qualquer um concorda. O problema é andar-se a investir e mal em posições que temos melhor na Formação e manter as carenciadas sem ir buscar quem as preencha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário